Biologia de Marava arachidis (Yersin, 1860) (Dermaptera: Labiidae) alimentada com Brevicoryne brassicae (Linnaeus, 1758) (Hemiptera: Aphididae)
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.060201Palavras-chave:
tesourinha, controle biológico, pulgãoResumo
Estudos com espécies de Dermaptera, como Marava arachidis, atuando sobre insetos-praga contribuem na descoberta de novos agentes para o uso em programas de controle biológico. Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar os aspectos biológicos de M. arachidis alimentada com Brevicoryne brassicae. A pesquisa foi desenvolvida sob condições controladas de temperatura (25 ± 1 ºC), umidade relativa (70 ± 10%) e fotofase (12 h). Os insetos foram obtidos de criações mantidas em laboratório. No experimento, indivíduos de M. arachidis foram individualizados e alimentados diariamente com B. brassicae. O delineamento foi o inteiramente casualizado, com cinco tratamentos (1º, 2º, 3º, 4º e 5º ínstares) e 20 repetições, avaliando a sobrevivência ninfal, o número e a duração dos ínstares, dados morfométricos e o número de indivíduos posturados, em resposta a alimentação com B. brassicae. Os dados foram submetidos à análise de variância e as médias foram comparadas pelo teste de Tukey a 5% de significância. A sobrevivência de ninfas e de adultos não foi afetada após a alimentação com B. brassicae. A duração dos ínstares variou de 9 a 15 dias, o peso médio das ninfas de 0,0017 a 0,0112 g, o tamanho corporal de 4,15 a 9,24 e o tamanho da cápsula cefálica aumentou de acordo com o avanço do estágio ninfal. O número de ninfas posturadas foi de 12,2. A alimentação da tesourinha M. arachidis com B. brassicae proporcionou a sua sobrevivência, a sua viabilidade ninfal, o desenvolvimento corporal e a sua reprodução.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Manoel Cícero de Oliveira Filho, Karla Mariana Silva, Carlos Henrique de Brito
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.