Composição florística e diagnose ambiental de um fragmento florestal de Cerrado na bacia hidrográfica do Rio Uberaba
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.102401Palavras-chave:
Fitofisionomia, inventário florístico, FabaceaeResumo
A fragmentação promove a redução do hábitat original, o aumento do número das manchas de vegetação e o distanciamento entre elas, assim compromete as funções ecossistêmicas. O presente estudo caracterizou um fragmento florestal de Cerrado, situado na bacia hidrográfica do Rio Uberaba, Uberaba-MG, quanto às áreas de restrição ambiental, aos impactos ambientais negativos e à flora arbustiva e arbórea. Coletas de exemplares botânicos férteis foram realizadas quinzenalmente por 12 meses em 5 transectos aleatórios. Amostras de ramos com flores e/ou frutos coletadas foram prensadas e secas em estufa para armazenamento na coleção botânica do Herbário de Uberaba (URA). A identificação dos táxons foi feita por meio de chaves de identificação, revisões taxonômicas e consulta a especialistas. Para calcular a similaridade florística com outras áreas na região, foi utilizado o índice de Sörensen. Pelo mapeamento da cobertura e uso alternativo do solo verificou-se a predominância de mata seca (40,39%), cerradão (37,64%) e a presença de paisagens relacionadas às atividades antrópicas, como pastagem com reflorestamento (6,34%) e plantação de eucaliptos (2,04%). Quanto aos impactos ambientais negativos, destacou-se as atividades de motocross que tem compactado o solo e acelerado os processos erosivos. Foram amostradas 82 espécies, distribuídas em 36 famílias, com destaque para Fabaceae (52,7% da diversidade). O fragmento florestal estudado apresentou 14% e 37% de similaridade com outras duas áreas, destacando espécies em comum protegidas por lei como Caryocar brasiliense e Handroanthus chrysotrichus. Os resultados são de grande importância para subsidiar práticas sustentáveis e a tomada de decisões por gestores ambientais locais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Juarez Antônio Gomes Júnior, Aguinaldo José Braga Júnior, Ana Paula Milla dos Santos Senhuk
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.