Interação entre surfactantes de diferentes classes com membranas de nanofiltração
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.114201Palavras-chave:
nanofiltração, surfactantes, adsorçãoResumo
A presença de surfactantes em ambientes aquáticos altera os parâmetros de qualidade da água. A nanofiltração é uma técnica promissora que separa surfactantes da água com altas rejeições. Todavia, cargas negativas em membranas de nanofiltração facilitam as interações eletrostáticas entre os surfactantes e a superfície dessas membranas, e promovem a incrustação da membrana. Neste trabalho, foi investigada a interação de surfactantes encontrados em efluentes de lavanderias residenciais com membranas de nanofiltração. Para isso, foram analisadas as propriedades de superfície e transporte de quatro membranas comerciais. O potencial zeta da membrana NF90 na presença de surfactantes individuais e na mistura de surfactantes foi obtido para avaliar o efeito da adsorção desses surfactantes no desempenho da membrana. Adicionalmente, um planejamento composto central rotacional (DCCR) e o modelo de superfície de resposta foram aplicados para investigar o efeito simultâneo da concentração inicial de CTAB e SDS ([CTAB + SDS]0) e do pH nos fluxos e rejeições pela NF90. Foi demonstrado que a adsorção de surfactante varia com o tipo de surfactante e membrana. Ademais, a adsorção teve um papel importante na incrustação da membrana do NF90, principalmente para o surfactante catiônico em soluções individuais e na mistura de surfactantes. Além da adsorção, o bloqueio de poros pode ter afetado o desempenho da nanofiltração para maiores concentrações de surfactantes. Por fim, com a aplicação do planejamento composto central rotacional (DCCR), foi possível encontrar as melhores condições de pH e de concentração inicial de tensoativos para obtenção de maiores fluxos e rejeições pela membrana NF90.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Roberta Frinhani Nunes, Helen Conceição Ferraz, Frederico de Araujo Kronemberger
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.