Efeito de Trichoderma spp. na qualidade de sementes de algodoeiro (Gossypium hirsutum L.)
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.070216Palavras-chave:
patologia de sementes, murcha de fusário, antagonismoResumo
O algodoeiro (Gosspyium hirsutum L.) é infectado por uma série de patógenos que podem ser um fator limitante a sua produtividade. Destaque para a murcha vascular causada por Fusarium oxysporum f. sp. vasinfectum (Fov). Dentre as novas alternativas ao uso de controle químico, fungos do gênero Trichoderma têm se destacado no controle biológico. Assim, objetivou-se avaliar o efeito de Trichoderma spp. no manejo da murcha de fusário no algodoeiro e sobre a qualidade das sementes. Sementes de algodoeiro da cultivar BRS 8H, com línter, foram utilizadas. Os tratamentos utilizados foram: Ecotrich®, Quality®, Trichodel®, Trichoplus JCO®, Carboxin® e Captana®, de acordo com a recomendação de cada produto. Foram avaliados: incidência de fungos, teste de germinação, teste de emergência e antagonismo. Foi constatada, nas sementes, a ocorrência de Aspergillus sp., Aspergillus niger, Botrytis sp., Cercospora sp., Cladosporium sp., Chaetomium sp., Rhizopus sp., Fusarium vasinfectum e Penicillium sp. Os produtos biológicos foram os mais eficientes ao controle da fusariose. O teste de antagonismo Trichoderma x Fusarium vasinfectum comprovou que produtos à base de Trichoderma spp. nas condições testadas, proporcionaram inibição do crescimento fúngico in vitro, podendo ser recomendado no manejo de sementes de algodoeiro para fusariose.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Rhayssa Vieira Soares da Costa, Hilderlande Florêncio da Silva, Edcarlos Camilo da Silva, Mônica Danielly de Mello Oliveira, Luciana Cordeiro do Nascimento
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.