Controle alternativo e biológico de patógenos em sementes de melancia
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.070215Palavras-chave:
Citrullus lanatus, óleos essenciais, Saccharomyces cerevisiaeResumo
A melancia é uma cucurbitácea com grande importância socioeconômica, seu cultivo pode ser influenciado por doenças causadas por fungos habitantes do solo e que infectam sementes, como por exemplo, Fusarium sp. O uso contínuo de agrotóxicos no manejo de doenças pode causar o aparecimento de patógenos resistentes. Objetivou-se avaliar a eficiência de óleos essenciais e o biocontrole por Saccharomyces cerevisiae na cultura da melancia. Foram utilizados os óleos essenciais de capim limão, copaíba, erva-cidreira, erva-doce, gengibre, hortelã, manjericão e moringa na concentração de 1% foram diluídos em meio batata-dextrose-ágar. As variáveis estudadas foram: índice de velocidade de crescimento micelial, percentual de inibição do crescimento micelial, esporulação e percentual de inibição da esporulação. Para o controle com S. cerevisiae (fermento biológico Fleischmann®) foram utilizadas sementes de melancia cultivar Crimson Select Plus (Feltrin). As concentrações de levedura testadas foram: 0; 0,5; 1,0; 1,5 e 2,0 g L-1. Foram realizados os testes de sanidade; percentual de germinação; primeira contagem da germinação; índice de velocidade da germinação; sementes duras e mortas; plântulas anormais; matéria seca de raízes, parte aérea e plântulas e comprimento de raízes, parte aérea e plântula, tratadas com S. cerevisiae e óleos essenciais. Os tratamentos com erva-doce, hortelã e manjericão foram eficientes no controle de Fusarium sp. in vitro, apresentando efeito inibitório sobre o crescimento micelial e esporulação do patógeno. S. cerevisiae demonstrou não causar nocividade às sementes de melancia na concentração de 1,5 g L-1, tendo apresentado incremento de massa do sistema radicular e índice de velocidade da germinação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Bárbara Moura Tico, Mônica Danielly de Mello Oliveira, Hilderlande Florêncio da Silva, Edcarlos Camilo da Silva, Mirelly Miguel Porcino, Luciana Cordeiro do Nascimento
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.