Controle da mancha foliar em inhame com extrato foliar de melão de São Caetano
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.070214Palavras-chave:
controle alternativo, indução de resistência, enzima relacionadas à patogêneseResumo
A utilização de extratos vegetais na indução de resistência contra patógenos tem se mostrado uma alternativa promissora no manejo de doenças de plantas. Objetivou-se avaliar o extrato etanólico de Mormodica charantia no manejo da Curvularia eragrostidis e ativação enzimática envolvida nas respostas de defesa em inhame (Dioscorea alata). O isolado de C. eragrostidis foi obtido a partir de folhas de inhame com sintomas. O crescimento micelial e a esporulação foram avaliados. Os tratamentos foram: extrato de Momordica charantia 10, 100, 500 e 1000 ppm, acibenzolar-S-metil (200 mg.L-1), fungicida (200 g.ha-1) e controle. As avaliações foram feitas diariamente, até o 15º dia de aplicação dos tratamentos. A severidade da doença foi avaliada no final da experiência, pelo tamanho das lesões em cada planta. A determinação da atividade de β-1,3-glucanase e fenilalanina amônia liase foi feita 192 h após a aplicação dos tratamentos. Foi verificada a ação fungicida dos tratamentos no controle da C. eragrostidis in vitro. O extrato de M. charantia conferiu níveis significativos de proteção em plantas de inhame contra a C. eragrostidis, reduzindo a incidência e a gravidade da doença. Assim, foi promovido o aumento da atividade enzimática, pré-condicionando o inhame em mecanismos de defesa induzidos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Rodrigo Pereira Leite, Erbs Cintra de Souza Gomes, Mônica Oliveira, Luciana Cordeiro do Nascimento
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.