Avaliação da atividade antibacteriana de kombucha de chá preto e verde
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.091502Palavras-chave:
Camellia sinensis, fermentação, antimicrobianoResumo
Atualmente a busca por agentes antimicrobianos naturais tem aumentado. Com isso, extratos de plantas, produtos de processos fermentativos e crescimento microbiano têm sido testados. Kombucha é uma bebida fermentada resultante da fermentação da infusão de Camellia sinensis. Existem relatos sobre suas alegadas atividades biológicas, tais como: anti-inflamatória, digestibilidade, antioxidante, antimicrobiana e outras. O estudo objetivou avaliar a atividade antibacteriana de kombucha de chá preto e chá verde contra oito micro-organismos patogênicos de origem alimentar. A atividade antibacteriana foi analisada utilizando-se o método de difusão por poço em ágar. Cada kombucha consistiu de três tratamentos: natural, neutralizada e filtrada. As soluções de ácido acético (4% v/v-1) e canamicina (30 µg.L-1) foram usadas como controle. As kombuchas de chá preto e chá verde não neutralizadas demonstraram atividade antibacteriana contra os sorotipos de Escherichia coli analisados. Kombucha de chá preto e chá verde não apresentaram atividade antimicrobiana contra Staphylococcus aureus, Shigella Flexneri e Salmonella Typhimurium. A inibição pode estar atribuída à produção de ácido acético durante o processo de fermentação. Portanto, verifica-se que kombucha pode ser um potencial agente antimicrobiano.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Cosme Damião Barbosa, Wildon César Rodrigues Santos, Elaine Crista da Costa, Isabella Maciel Costa, Verônica Ortiz Alvarenga, Inayara Alves Cristina Lacerda
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.