Desenvolvimento e avaliação fotoprotetora, in vitro, de formulações de mistura curcuminoide e chalconas estruturalmente relacionadas
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.104501Palavras-chave:
FPS-UVB, açafrão-da-terra, curcumaResumo
O mercado de cosmético passa por uma tendência em empregar filtros solares de origem natural em formulações fotoprotetoras, seja isolado ou como adjuvantes de filtros sintéticos. O açafrão-da-terra (Curcuma longa) teve o seu valor medicinal reconhecido pelo SUS no ano de 2009, sendo incluído da RENISUS. Assim, a mistura curcuminoide (MC) foi extraída e modificada para gerar a MCA. As chalconas (CH e CHA) foram planejadas considerando a estrutura molecular do metoxicinamato de octila, um filtro solar comercial, e da MC. Os métodos in vitro de Mansur e Diffey foram usados para determinar o fator de proteção solar (FPS-UVB) e o comprimento de onda crítico (λc) das formulações contendo os compostos em estudo. A MC, a MCA, a CH e a CHA mostraram os seguintes valores de FPS-UVB e λc (nm): MC (0,9 e 394), MCA (5,2 e 391), CH (5,4 e 388) e CHA (11,6 e 358). Os resultados indicam que os compostos têm potencial para atuarem conferindo proteção contra a radiação UVB e/ou UVA. Dentre os filtros químicos avaliados, a CHA demonstrou potencial para atuar como filtro UV de amplo espectro, exibindo efeito fotoprotetor comparável ao da oxibenzona (FPS 11,3 e λc 348 nm), filtro químico comercial.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Jussara de Jesus Silva, Sidney Silva Simplicio, Victória Laysna do Anjos Santos, Cleônia Roberta Melo Araújo, Arlan de Assis Gonsalves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.