Carvão ativado de baixo custo da casca da castanha do Pará para remoção de corante em solução aquosa: estudo cinético e do mecanismo termodinâmico
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.094201Palavras-chave:
adsorção, carvão ativado, laranja reativo 16Resumo
Foi utilizado o carvão ativado produzido a partir da casca da castanha do Pará, Bertholletia excelsa, como alternativa ecológica e de baixo custo para a adsorção do corante laranja 16 reativo (RO-16). O material adsorvente CA-700325 foi sintetizado por meio da carbonização da biomassa da castanha do Brasil a 700 ºC por 2h para a obtenção de carvão ativado com alta capacidade adsortiva. A caracterização superficial foi realizada por FTIR e BET. As isotermas de Langmuir, Freundlich e Temkin foram utilizadas para descrever o equilíbrio de adsorção, enquanto a cinética de adsorção foi estudada usando modelos de pseudo-primeira ordem, pseudo-segunda ordem, Elovich e difusão intrapartícula. A remoção do RO-16 depende do pH do meio, atingindo um índice máximo em pH 1,0. Na dosagem de 5,0 g/L, a remoção de RO-16 foi maior que 99%. As isotermas de adsorção tiveram um melhor ajuste dos dados experimentais com o modelo de Langmuir, revelando que a adsorção de RO-16 no CA-700325 ocorre em monocamada, com capacidade máxima de adsorção em monocamada de 154,8 mg/g, equilíbrio de adsorção aparece em 150 min e a cinética de adsorção segue o modelo de pseudo-segunda ordem. O presente estudo relata que o material de baixo custo é muito promissor para o tratamento de efluentes da indústria têxtil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Lucas Oliveira Santos, Deusimar Lopes Oliveira, Evair Dias Nascimento, Wagner Soares de Alencar, Joana Luiza Pires Siqueira, Débora Albuquerque Vieira, Adriane Damasceno Vieira de Souza, Francisco Adriano de Oliveira Carvalho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.