Desenvolvimento de mudas de repolho pelo uso de diferentes substratos
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.070210Palavras-chave:
fertilizantes orgânicos, olericultura, produtividadeResumo
O repolho é uma hortaliça que pertence à família das Brassicaceae, e está entre as hortaliças mais consumidas no Brasil. É uma cultura tolerante a solos ácidos, e se adapta bem em solos ricos em matéria orgânica. Assim, O objetivo do trabalho foi avaliar como diferentes substratos influenciam no desenvolvimento inicial de mudas de repolho. O experimento foi conduzido em condições de cultivo protegido estufa, no município de Coronel Vivida, PR. O delineamento utilizado foi inteiramente casualizado (DIC), com cinco tratamentos (substrato agrícola comercial Humusfertil, húmus comercial Humusfertil, esterco bovino + solo, areia + solo e casca de soja + solo), com quatro repetições, totalizando 20 parcelas. Foram semeadas 50 sementes de repolho cultivar capitata por parcela, onde se avaliou altura das plantas, tamanho de raiz, porcentagem de germinação, dias para germinar e a qualidade dos adubos orgânicos que foram utilizados. A altura das plântulas e tamanho de raiz estão relacionadas a composição dos substratos, onde, a escolha do substrato para produção de mudas é importante e vão contribuir na nutrição e desenvolvimento fisiológico da planta. Comprovou-se que substrato comercial e húmus comercial são boas alternativas no que se espera em relação à qualidade de mudas, mas também o esterco bovino + solo e casca de soja + solo são alternativas viáveis e definem a qualidade de mudas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Bruno Lenhart Pinheiro, Luchele Sirtoli Cora, Renan Marré Biazatti, Maria Cristina Woll Crestani, Marceleia Rubert, Joel Marx Gomes de Lima, Santiago Alves de Oliveira, Elilson Gomes de Brito Filho, Milton César Costa Campos, Mayra Alves do Nascimento
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.