Agregados de solos em áreas sob distintas intensidades de uso da região semiárida do Nordeste
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.070209Palavras-chave:
agregação do solo, uso do solo, semiáridoResumo
A agregação do solo é influenciada diretamente pelo manejo, sendo que a matéria orgânica é um dos principais responsáveis por essa agregação. Este estudo objetivou avaliar os agregados dos solos sob distintas intensidades de uso em Pernambuco e Paraíba. Os solos foram coletados em dez locais nos Estados da PB e PE, em áreas selecionadas sob vegetação de caatinga (caatinga preservada e caatinga raleada) contígua a área sob agricultura de subsistência (cultivada preservada e cultivada degradada). Os solos foram amostrados na camada de 0,0-7,5 cm. Em seguida à separação dos agregados secos e úmidos e determinação do diâmetro médio ponderado de agregados úmidos e de agregados secos. O índice de estabilidade foi calculado pela relação diâmetro médio ponderado de agregados úmidos e secos. Com relação aos resultados, a intensidade do uso do solo influenciou nas proporções dos agregados dispersados via úmida em todas as classes de tamanho, exceto a classe > 2 mm. Verificou-se que a proporção de agregados na fração >2 mm foi a que mais diminuiu entre as dispersões seca e úmida, sendo que a fração 1-0,5 mm ficou inalterada em relação aos sistemas de dispersão. O diâmetro médio ponderado seco não foi afetado pela intensidade do uso do solo, porém os valores de diâmetro médio ponderado úmido das áreas de caatinga preservada e cultivada foram superiores aos de caatinga raleada e cultivada degradada. Os sistemas de uso caatinga preservada e a cultivada preservada apresentaram maior estabilidade de agregados que caatinga raleada e cultivada degradada.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Milton Cesar Costa Campos, Vânia da Silva Fraga, Ignacio Hernan Salcedo, Flavio Pereira de Oliveira, Joalison de Brito Silva, Elilson Gomes de Brito Filho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.