Injeção no tronco como tática alternativa as pulverizações de inseticidas: uma experiência com cajueiros
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.070207Palavras-chave:
Aleurodicus cocois, Anacardium occidentale, endoterapiaResumo
A endoterapia é uma tática de aplicação de produtos fitossanitários em árvores e palmeiras. Objetivou-se verificar a eficiência de injeções em cajueiros no controle da mosca-branca (Aleurodicus cocois) (Curtis, 1846) (Hemiptera: Aleyrodidae). Para testar esta tecnologia foram utilizados 17 cajueiros com um tronco ou mais. As injeções foram aplicadas em apenas um tronco nas plantas com dois troncos ou mais. Testaram-se duas doses de acefato. Para cada centímetro do diâmetro do tronco foram aplicados 5,4 g ou 0,25 g do ingrediente ativo. Imediatamente antes da aplicação do inseticida e aos 1, 6, 9 e 16 meses após, 12 folhas maduras por planta foram coletadas da na parte mediana da copa dos cajueiros para a contagem do número desses aleirodídeos adultos. Não houve diferença significativa no número de A. cocois ao longo dos meses após a injeção do inseticida nas plantas com tronco único. Injeções com acefato em tronco de cajueiros são eficientes no controle da mosca-branca.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 José Inácio Lacerda Moura, Rosane Rodrigues da Costa Pereira, Carlos Eduardo Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.