Agregação e coeficiente de vulnerabilidade estrutural de um Latossolo sob plantio direto e adubações nitrogenadas e potássicas
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.070204Palavras-chave:
estrutura do solo, agregados, caulinitaResumo
Os Latossolos tropicais, geralmente, se apresentam bem agregados, contudo, nos últimos anos têm havido uma intensificação agrícola desses solos devidos à demanda global por fibras e proteínas. O objetivo deste trabalho foi avaliar a agregação e coeficiente de vulnerabilidade estrutural de um Latossolo Amarelo sob sistema de plantio direto submetido às adubações nitrogenadas e potássicas. O experimento foi instalado seguindo um delineamento experimental em blocos casualizados, com 11 tratamentos e 5 repetições. Os tratamentos foram dispostos em esquema fatorial conforme a matriz Plan Puebla III, resultado da combinação de cinco doses de Nitrogênio (N), na forma de Uréia (5; 30; 50; 70 e 95 kg ha-1) e cinco doses de Potássio (K), na forma de KCl (4; 24; 40; 56 e 76 kg ha-1), mais a testemunha (sem adubação). As amostras de solo foram coletadas nas camadas de 0-10 e 10-20 cm de profundidade. A agregação do solo foi determinada pela separação e classificação por tamanho do diâmetro médio ponderado de agregados secos e úmidos. As demais variáveis avaliadas foram granulometria, densidade do solo e distribuição do espaço poroso. Os maiores valores de macroagregados secos na camada de 0-10 cm foram 90,8 e 92,5%, para linha e entrelinha, respectivamente. Para a camada de 10-20 cm, o maior valor na linha foi de 92,1% e 92,6% na entrelinha. Conclui-se que o sistema de uso com adoção de plantio direto e a combinação da adubação nitrogenada e potássica, não alterou a estabilidade dos agregados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Danillo Dutra Tavares, Pedro Luan Ferreira da Silva, Flávio Pereira de Oliveira, Adriana Ferreira Martins, Alison José da Silva, Adailson Pereira de Souza, Walter Esfrain Pereira, Milton César Costa Campos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.