Eficiência nutricional de fósforo e enxofre pelo abacaxizeiro ‘Pérola’ em função de doses de P e S
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.070203Palavras-chave:
Ananas comosus comosus, balanço nutricional, taxa de recuperaçãoResumo
A crise mundial do mercado de fertilizantes implica a necessidade de otimizar a eficiência nutricional das culturas. Este trabalho objetivou estabelecer índices de eficiência nutricional para fósforo (P) e enxofre (S) no abacaxizeiro ‘Pérola’, em função de doses destes nutrientes num Argissolo Vermelho-Amarelo da Mata Paraibana. O delineamento experimental foi o de blocos casualizados com três repetições. Os tratamentos foram arranjados numa Matriz Experimental Plan Puebla III modificada, e resultaram da combinação de cinco doses de P (0,48; 2,8; 4,8; 6,7 e 9,1 g planta-1 P2O5) e cinco doses de S (0,48; 2,8; 4,8; 6,7 e 9,1 g planta-1). Em amostragem realizada após a colheita, determinaram-se os valores de massa da matéria seca (ms), teor (t) e acúmulo (ac) de P e S nas diferentes partes morfológicas do abacaxizeiro; em seguida, calcularam-se as eficiências de utilização (Efutz), conversão (Efcon), translocação (Eftra), absorção (Efabs) e recuperação (Efrec). As doses de P e S aumentaram as Efabs e Eftra (apenas P), mas reduziram a Efrec dos respectivos nutrientes. Houve sinergismo entre as doses de P e S para a Efutz (apenas P) e Efcon desses nutrientes, e antagonismo para EftraS. As EfrecP e EfrecS diminuíram com o aumento das doses, passando de 0,85 para 0,03 kg kg-1 e de 0,85 para 0,10 kg kg-1 com a elevação das doses de 0,48 para 9,1 g planta-1 de P2O5 e S, respectivamente. As taxas de recuperação médias de P e S pelo abacaxizeiro foram de 0,23 e 0,36 kg kg-1, respectivamente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Rayane Amaral Andrade, Alexandre Paiva Silva, Roberto Wagner Cavalcanti Raposo, Josinaldo Lopes Araujo Rocha, Alessandra Alves Rodrigues, João Batista Belarmino Rodrigues
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.