Efeito do encapsulamento em um VDMOSFET sob feixes de raios X usados em diagnóstico médico
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.094801Palavras-chave:
VDMOSFET, encapsulamento, raios XResumo
O dispositivo eletrônico MOSFET (Metal Oxide Semiconductor Field Effect Transistor) é conhecido como um detector de radiação ionizante, principalmente em feixes de radioterapia. Recentemente um tipo de MOSFET já foi utilizado também em feixes de radiodiagnóstico médico, cuja faixa de energia é significativamente inferior à faixa de energia normalmente utilizada em radioterapia. Este trabalho traz um estudo científico da utilização de um VDMOSFET (VD = Vertical Double Diffused) e sua resposta aos feixes de raios X normalmente usados em diagnóstico médico. O VDMOSFET escolhido para a análise é fabricado em pelo menos dois tipos de encapsulamento diferentes e foi isso que permitiu desenvolver este trabalho. Os resultados mostraram que, embora a pastilha de silício seja exatamente a mesma, ou seja, o dispositivo eletrônico em si ter características elétricas idênticas, a resposta de cada um com seus respectivos encapsulamentos é diferente. O efeito do encapsulamento sugere que o VDMOSFET possa ser utilizado em processos de mensuração de parâmetros de tubo de raios X aplicado ao diagnóstico médico resultando em avanços tecnológicos na área das radiações ionizantes aplicadas em medicina.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Francisco Alves Cavalcanti, Luiz Antonio Pereira dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.