Atividade inseticida do extrato etanólico de Eugenia dysenterica (Myrtaceae) sobre formigas cortadeiras
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.107201Palavras-chave:
Atta laevigata, bioinseticida, inseticida naturalResumo
O método de controle mais empregado para formiga cortadeira Atta laevigata (Smith, 1858) é o químico sintético. Porém, este é considerado grande gerador de problemas ambientais e para a saúde humana. Alternativas e métodos naturais de controle, como a utilização de extratos de plantas podem somar benefícios no sistema ecológico. Com isso, objetivou-se avaliar o potencial inseticida do extrato etanólico de Eugenia dysenterica (Mart.) (Myrtaceae) no controle de formiga cortadeira. O bioensaio foi realizado em delineamento inteiramente casualizado, com seis concentrações de extrato de cagaita (0; 0,001; 0,025; 0,05; 0,075; 0,1 g mL-1) e 3 repetições. As operárias de formiga cortadeira (adultos) foram colocadas em caixas gerbox embebidas com os extratos vegetais. As formigas cortadeiras, no teste de superfície de contato, apresentam mortalidade conforme o aumento das concentrações do extrato. A taxa de mortalidade foi variável de acordo com a parte da planta utilizada no extrato, sendo a maior mortalidade relacionada aos extratos provenientes das flores de cagaiteira.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Marcos Vinicios Faleiros, José Henrique Faleiros, Roberta Camargos Oliveira, Ednaldo Cândido Rocha, José Magno Queiroz Luz, Alcione da Silva Arruda
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.