Mensurando a transparência governamental das contratações emergenciais para o combate da Covid-19 em Sergipe: contribuição para o controle da Gestão Pública
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.100101Palavras-chave:
municípios, índice de transparência, Covid-19Resumo
Este artigo tem como objetivo mensurar a transparência governamental em municípios do estado de Sergipe nas contratações emergenciais para o combate da Covid-19, a partir do desenvolvimento de um índice específico. De caráter descritivo e qualitativo, este estudo de caso examinou 75 municípios sergipanos com base nos indicadores de transparência pública estabelecidos pela organização Transparência Internacional Brasil, na legislação brasileira e literatura especializada. Construiu-se um modelo de análise, fundamentando o desenvolvimento de um “índice de transparência de informação no combate à Covid-19” (ITI-COVID). Tal índice foi aplicado nos municípios investigados, o que permitiu perceber que há transparência no seu sentido intrínseco de divulgação de informação, mas não instrumental, ou seja, como ferramenta para promover accountability. A partir do índice utilizado, identificou-se que mais de 80% dos municípios sergipanos apresentam níveis insuficientes de transparência pública, o que os qualificam dentro do conceito de “transparência opaca” de Fox.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Janaina Andrade de Cerqueira Teles, Deise Maisa Ribeiro de Santana, Kleverton Melo de Carvalho, Rosângela Sarmento Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.