Trichoderma como promotor de crescimento em Astronium urundeuva (M. Allemão) Engl.
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.056201Palavras-chave:
aroeira, bioestimulante, mudas florestaisResumo
O crescimento lento é um dos maiores problemas encontrados na produção de mudas florestais nativas. Os fungos do gênero Trichoderma são microrganismos capazes de potencializar o crescimento das plantas. Assim, este artigo tem como objetivo avaliar a eficiência da inoculação de Trichoderma, como promotor de crescimento de mudas de Aroeira (Astronium urundeuva (M. Allemão) Engl.), em casa de vegetação. Os isolados, na concentração aproximada de conídios de 1 x 109 por grama colonizada de arroz, foram misturados individualmente ao solo de forma homogênea nos experimentos com e sem adubação fosfatada. Para o tratamento controle foi utilizado arroz esterilizado sem Trichoderma. Foram realizados dois experimentos, aos 50 e 100 dias após a semeadura (DAS). Foram avaliadas as características da biomassa da cultura selecionada através da massa seca da parte aérea, a massa seca da raiz e a massa seca total, bem como a eficiência relativa e o índice de qualidade de Dickson. O experimento que recebeu o fertilizante natural fosfatado, ocorreu uma variação de 25,4 a 925% na promoção do crescimento, em relação ao tratamento controle. O experimento sem adubo apresentou variação de 26,5 a 425,4% no crescimento, em relação ao tratamento controle. Os resultados demonstram a capacidade do Trichoderma isolado em promover um crescimento inicial com ou sem fertilizante natural fosfatado para Aroeira.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Aloisio Freitas Chagas Junior, Patricia Cardoso Dias, Gil Rodrigues dos Santos, Adriana Santos Neves Ribeiro, Kellem Ângela Oliveira de Sousa, Lillian França Borges Chagas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.