Diversidade genética de acessos do complexo Saccharum do Banco de Germoplasma da Embrapa
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.050201Palavras-chave:
cana-de-açúcar, recursos genéticos, marcadores molecularesResumo
Os bancos de germoplasma representam fontes de variabilidade genética que podem ser empregadas em programas de melhoramento. Objetivou-se caracterizar molecularmente 31 acessos do Complexo Saccharum para auxiliar na gestão do Banco Ativo de Germoplasma de Cana da Embrapa e direcionar estratégias no programa de melhoramento genético. Com base nos marcadores moleculares ISSR, o coeficiente de similaridade de Jaccard variou de 0,34 a 0,83. O dendrograma baseado na matriz de dissimilaridade genética mostrou que os acessos se categorizaram em nove agrupamentos. O grupo IX foi composto pelos acessos da espécie Erianthus arundinaceus e apresentaram maior similaridade entre si, sugerindo a existência de duplicaras. As menores dissimilaridades foram entre os grupos I e II, nos quais estão presentes o maior número de espécies de Saccharum officinarum e as cultivares comerciais SP 791011 e RB92579. As informações obtidas poderão ser utilizadas na gestão do BAG, no desenvolvimento de um banco de dados para gerenciamento de características de acessos selvagens do Complexo Saccharum, bem como na indicação de futuros genitores potenciais para introgressão genética em programas de melhoramento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Leila Albuquerque Resende Oliveira, Camila Santos Almeida Pereira, Lizz Kezzy Morais, Ana Silva Ledo, Ana Veruska Cruz Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.