Development of a simulator with thyroid nodules for nuclear medicine
Palavras-chave:
Medicina nuclear, controle de qualidade, phantom.Resumo
A medicina nuclear é um dos métodos usados para diagnosticar doenças através da utilização de radiações ionizantes. Neste método, um isótopo radioativo é injetado no paciente e é direcionada para o corpo que deve ser avaliado. Depois disto o paciente é examinado por uma câmara de cintilografia, que irá resultar em uma imagem para ver os órgãos avaliados. Para verificar a capacidade de visualizar nas câmaras são feitos os testes de controle de qualidade utilizando simuladores com objetos que podem ter características semelhantes dos órgãos e sistemas. Neste trabalho, foi desenvolvido um objeto simulador de tireóide acrílico usado para controle de qualidade em câmara de cintilação para uso no ensino de análise morfológica da tireóide. Para simular os nódulos da tireóide foram incluídos no simulador, nódulos de acrílico, com diâmetros diferentes. A análise da cintilografia da tireóide também foi utilizada para testes de controle de qualidade. Estes testes foram realizados em câmara cintilográfica GE Millennium MG. No controle de qualidade foi verificada a resolução espacial do equipamento. O radiofármaco utilizado foi o 99mTc. A imagem do phantom era mais perto de uma imagem com a presença de nódulos da tireóide. O simulador de tireóide testados neste trabalho podem agora ser usado para testes de controle de qualidade em outras câmaras de cintilação, permitindo que estudantes e profissionais em medicina nuclear possam saber mais sobre os simuladores de objetos.Downloads
Como Citar
Ferreira, F. C. L., Peixoto, J. A., Maciel, M. F., Cunha, C. J., & Souza, D. N. (2011). Development of a simulator with thyroid nodules for nuclear medicine. Scientia Plena, 5(10). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/649
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.