Qualidade fisiológica e tolerância de sementes de Genipa americana L. à secagem
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.090201Palavras-chave:
jenipapo, crescimento inicialResumo
O jenipapeiro (Genipa americana L.) é uma árvore frutífera neotropical que se estende do norte da América do Sul à Argentina. É utilizado na arborização urbana e possui características que auxiliam na restauração de áreas degradadas, enquanto seus frutos são economicamente importantes na fabricação de doces, geleias, vinhos e destilados. A propagação da espécie ocorre por sementes, mas com germinação lenta e desigual. Portanto, compreender os processos de germinação em uma espécie sensível à dessecação é um fator importante na resolução de problemas de armazenamento das sementes. O objetivo do presente estudo foi avaliar a influência da secagem das sementes na emergência e crescimento inicial do jenipapeiro. As sementes foram provenientes do município de Umbaúba, Sergipe, Brasil, e após a limpeza, foram submetidas a diferentes períodos de secagem (0; 24; 48; 72; 96 e 120 horas) à temperatura de 28 ºC ± 2 ºC. A semeadura foi realizada em sacos de polietileno contendo solo + fibra de coco, na proporção 2:1 (v/v). As variáveis analisadas foram: teor de água, porcentagem de emergência, índice de velocidade de emergência, comprimento de plântulas, número de folhas, tamanho de folhas e massa fresca e seca de plântulas. As sementes são classificadas como intermediárias, e perdem sua viabilidade à Medida que o teor de água é reduzido. Houve redução da qualidade fisiológica e crescimento de plântulas das sementes a partir de 48 horas de secagem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Milena Nascimento Cardoso, Adrielle Naiana Ribeiro Soares, Leila Albuquerque Resende Oliveira, Lucas Henrique Andrade Nascimento, Ana Silva Ledo, Ana Veruska Cruz Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.