Paisagem Costeira e Derivações Antropogênicas em Sistemas Dunares
Palavras-chave:
ambiente, paisagem, sistemas dunares.Resumo
As dunas costeiras apresentam uma dinâmica específica regulada por fatores estruturantes e condicionantes à sua formação, sendo os últimos, elementos contribuintes ao processo de vulnerabilidade dunar que se associam tanto a fatores de caráter antrópico quanto relacionados à dinâmica costeira atuante no local. O presente estudo teve por objetivo a análise da paisagem costeira e das derivações antropogênicas em sistemas dunares. A metodologia foi baseada em diversas etapas como escolha de duas sub-áreas pela metodologia de Schâffer adaptado por Melo e Souza (2007), análise granulométrica, levantamento de dados climáticos, coleta e identificação de espécies, caracterização de unidades de paisagem. Entre os parâmetros utilizados na pesquisa destacam-se: riqueza de espécies, hotspots (área de alta diversidade biológica e sob alta pressão antrópica), grau de conservação das espécies e o poder estabilizante das mesmas. A interação entre homem e meio ambiente, ao modificar e transformar o ambiente natural de acordo com suas necessidades acarreta degradações perceptíveis ao longo de todo o fáceis dunar analisado.Downloads
Como Citar
Costa, J. de J., & Souza, R. M. (2011). Paisagem Costeira e Derivações Antropogênicas em Sistemas Dunares. Scientia Plena, 5(10). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/646
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.