Efeito citogenotóxico do ɑ-terpineol em células meristemáticas de Allium cepa L.
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.045201Palavras-chave:
alterações cromossômicas, índice mitótico, terpenosResumo
O ɑ-terpineol é uma molécula utilizada na indústria alimentícia como aromatizante e apresenta atividade antioxidante, antitumoral e antiulcerativa. O presente estudo teve como objetivo avaliar o efeito citogenotóxico do ɑ-terpineol em células meristemáticas de Allium cepa. Raízes de A. cepa foram expostas ao controle negativo (Tween 80 a 1%), solvente (água destilada) e positivo (metilmetanosulfonato, 10 µg/mL) e nas concentrações nominais do ɑ-terpineol (4,25; 8,5; 17; 34 e 68 μg/mL) por 48 e 72h. O efeito tóxico foi avaliado pelo tamanho médio de 30 raízes e a citogenotoxicidade pela quantificação do índice mitótico e alterações cromossômicas em 5.000 células de A. cepa em microscópio óptico (400x). A Análise estatística foi realizada pelo teste Tukey (p < 0,05) para avaliar a toxidade e pelo teste não paramétrico de Kruskal-Wallis (p < 0,05) na citogenotoxicidade. O ɑ-terpineol não apresentou efeito tóxico em A. cepa por 48 e 72h, mas foi citotóxico nas concentrações de 34 e 68 μg/mL por 48h e genotóxico nas maiores concentrações de 34 (72h) e 68 μg/mL (48h). A análise individual das alterações cromossômicas mostrou aumento significativo apenas de micronúcleos em 34 μg/mL por 72h de exposição. O ɑ-terpineol não foi tóxico, mas teve ação citogenotóxica nas maiores concentrações, com possibilidade de contaminação ambiental e riscos para a saúde humana e animal, uma vez que o composto é muito utilizado na indústria.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Rafael Everton Assunção Ribeiro da Costa, Carlos Nunes de Melo, Luiz Fernando Reis Camboim, Mateus Grabowski Amorim, Gabriela de Sousa Rodrigues, Rosemarie Brandim Marques, Francielle Alline Martins, Pedro Marcos de Almeida
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.