Desidratação de polpa de açaí pelo método da camada de espuma para obtenção de açaí em pó
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.091501Palavras-chave:
Euterpe oleracea, emulsificante, produto vegetalResumo
A secagem em camada de espuma foi utilizada como método de desidratação da polpa de açaí. Os tipos de aditivos, a influência da concentração e tempo de agitação foram avaliados para a formação de espuma. Após a escolha do aditivo, Planejamento Experimental Fatorial 2², com três pontos centrais foi realizado para avaliar a influência das condições de processo de secagem. A condição otimizada foi obtida utilizando a função desejabilidade e foram comparados com o açaí liofilizado e a espuma de açaí liofilizada. Emustab foi identificado como o aditivo adequado para a formação de espuma de açaí. A temperatura de secagem apresentou efeitos significativos sobre as respostas antocianinas totais e umidade, enquanto Concentração de aditivo e a interação Concentração e Temperatura foram significativos para luminosidade. O açaí desidratado por camada de espuma se equiparou ao açaí liofilizado quanto aos resultados de umidade e atividade de água, enquanto a espuma de açaí liofilizada apresentou resultados divergentes para estes parâmetros. Todos os produtos desidratados diferiram quanto aos parâmetros de cor.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Rafaella Colaço, Éder Araújo, Jesus Souza, Rômulo Almeida, Vanessa Botelho, Nádia Correa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.