Fluxo de seiva e transpiração de plantas jovens de mogno brasileiro submetidas à variação potencial de água no solo
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.020201Palavras-chave:
Swietenia macrophylla King, pulso de calor, reidrataçãoResumo
O mogno brasileiro (Swietenia macrophylla King) é uma espécie florestal de interesse econômico e ambiental, devido a madeira de ótimo acabamento e sua utilização na recuperação e recomposição de ecossistemas, entretanto, o conhecimento de como essa espécie utiliza os recursos hídricos ainda necessita de esclarecimentos. Diante disso, objetivou-se avaliar o comportamento do fluxo de seiva e da transpiração em plantas jovens de mogno brasileiro sob condições variáveis de potencial de água no solo. O estudo foi desenvolvido em ambiente protegido com plantas cultivadas em lisímetros de pesagem, cujo solo em seu interior sofreu variações potenciais entre -10 kPa a -35 kPa em períodos de restrição hídrica, reidratação e irrigação plena. Para quantificar o uso de água no mogno mensurou-se o fluxo de seiva por pulso de calor, a transpiração por lisímetros de pesagem e a evapotranspiração por variáveis temporais. O fluxo de seiva e a transpiração são influenciados negativamente pela variação potencial de água no solo. Ocorreu perda de água das folhas para a atmosfera em condições de déficit hídrico, mesmo com ausência de fluxo de seiva ascendente. O fluxo de seiva foi reestabelecido após quatro dias da retomada das irrigações.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Alisson Macendo Amaral, Lucas Melo Vellame, Alisson Jadavi Pereira da Silva, Frederico Antonio Loureiro Soares, Marconi Batista Teixeira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.