Rede Neural Artificial e Modelagem matemática na hidratação de cereais matinais com leite
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2021.081515Palavras-chave:
qualidade, tecnologia, processo de hidrataçãoResumo
A crocância do cereal matinal está associada ao frescor e à qualidade do produto, e sua perda pode ocasionar rejeição ao consumo. Portanto, é importante conhecer a cinética de hidratação de diferentes produtos alimentícios, bem como a influência das condições do processo (como temperatura e tempo) em suas taxas. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da hidratação nas propriedades físico-químicas do cereal leite hidratado por meio do estudo da cinética de hidratação com a aplicação de modelos empíricos e Redes Neurais Artificiais (RNA). A hidratação foi conduzida em 3 proporções cereal/leite, 3 temperaturas de imersão. Os modelos Peleg foram usados, e as respostas físico-químicas e os parâmetros cinéticos do processo de hidratação foram considerados para modelagem e simulação usando RNA. Para o cereal hidratado, foram realizadas análises de umidade, cinzas, lipídios e fibra bruta. Para o leite, as análises foram sólidos solúveis e lipídios. Os tratamentos utilizados na hidratação tiveram efeito significativo (p <0,05) em todas as propriedades físico-químicas do cereal matinal. Dos dois modelos, o modelo Peleg melhor descreveu a cinética de absorção do leite no cereal. Porém, o uso da Rede Neural Artificial foi mais eficiente no ajuste dos dados para absorção.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Luara de Jesus Almeida, Andréia Ibiapina, Lorena Brito Miranda, Warley Gramacho da Silva, Glêndara Aparecida de Souza Martins
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.