Avaliação do Potencial Eólico para Geração de Energia em Nossa Senhora da Glória-SE
Palavras-chave:
energia alternativa, ventos, abastecimento de águaResumo
A produção de energia alternativa pode prover desenvolvimento econômico e oportunidades de emprego, especialmente em áreas Rurais. O trabalho visa como objetivo principal a avaliação do potencial eólico para geração de energia em Nossa Senhora da Glória-SE. Os valores das variáveis meteorológicas foram obtidos em estação meteorológica automática localizada no município. O tratamento estatístico para determinação do comportamento dos ventos no município pesquisado balizou-se no cálculo de médias, variâncias, distribuição de freqüências e da função de distribuição de probabilidade Rayleigh, caso particular da distribuição Weibull, amplamente difundida em estudos de potencial eólico. Estas análises permitiram extrair todas as informações a partir dos dados brutos obtidos da estação e foram simuladas no software Statistica 7.0. O período do dia em que foram registradas as maiores velocidades médias foi o período da tarde compreendido entre 12h00min e 18h00min para o município de Nossa Senhora da Glória-SE, sendo este período escolhido para as simulações em software.Downloads
Como Citar
Sobral, F. S. B., & Faccioli, G. G. (2011). Avaliação do Potencial Eólico para Geração de Energia em Nossa Senhora da Glória-SE. Scientia Plena, 5(6). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/634
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.