Utilização de resíduos agroindustriais para a produção de xilanase por Fusarium oxysporum
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2021.081511Palavras-chave:
xilanase, resíduos agroindustriais, atividade enzimáticaResumo
O objetivo deste trabalho foi otimizar a produção de xilanase, sob condições submersas, utilizando o fungo Fusarium oxysporum. Na primeira etapa, foi realizada a seleção da melhor fonte de carbono a partir de resíduos agrícolas, sendo eles tegumento de soja, casca de mandioca, coroa de abacaxi, palha de milho, casca de arroz, bacaba, bagaço de cevada e sabugo de milho. Os mesmos foram moídos e peneirados com granulação máxima de 1mm. Os cultivos foram realizados por 132 horas, 30 °C e 180 rpm. Dentre esses resíduos, a palha de milho foi a que se destacou apresentando uma maior atividade enzimática igual a 12,57 U/mL. Na etapa seguinte foi usado o delineamento Plackett-Burman para rastrear as fontes de nutrientes importantes do meio para produção de xilanase. Dessa forma, as variáveis independentes significativas a ureia e o MgSO4. Essas variáveis selecionadas pelo Plackett-Burman foram então utilizadas em um Delineamento Composto Central Rotacional e a melhor atividade enzimática foi igual a 26/60 U/mL e a predita igual a 34.5 U/mL. Assim, a produção de xilanase por F. oxysporum pode ser otimizada utilizando palha de milho como fonte de carbono, sendo um resíduo de baixo custo, consequentemente de mais fácil acesso.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Lunara Thais Alves de Bastos, Ryhára Dias Batista, Alanna Cristinne Martins Lima, Iara Leandro dos Santos, Fabrício Coutinho de Paula-Elias, Cláudia Cristina Auler do A. Santos, Alex Fernando de Almeida
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.