A Influência de Maximilien Sorre e Vidal de La Blache na Geografia Médica de Josué de Castro
Palavras-chave:
possibilismo, Vidal de La Blache, Maximilien Sorre, Geografia Médica, Josué de CastroResumo
Uma análise histórica do pensamento geográfico demonstra que a associação entre a Geografia e a Medicina ocorre desde tempos remotos, tendo como pano de fundo a interface entre elementos como saúde, meio ambiente e espaço. Este estudo procurou demonstrar as influências que os geógrafos Vidal de La Blache e Maximilien Sorre exerceram sobre a obra de Josué de Castro (médico e “geógrafo” brasileiro). Estas influências podem ser constatadas desde as primeiras obras de Castro relacionadas à espacialização da saúde, ainda muito impregnadas pelo possibilismo vidalino e pela utilização de conceitos próprios desta escola geográfica, até o lançamento dos livros Geografia da Fome e Geopolítica da Fome, quando a visão ecológica de Sorre e o contato com outras ciências humanas ampliaram o horizonte crítico das obras castrinas.Downloads
Como Citar
Vieites, R. G., & Freitas, I. A. (2011). A Influência de Maximilien Sorre e Vidal de La Blache na Geografia Médica de Josué de Castro. Scientia Plena, 5(6). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/633
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.