Mestrados profissionalizantes em ensino de ciências: algumas considerações sobre o processo seletivo
Palavras-chave:
Mestrado Profissional, ensino de ciências, processo de seleçãoResumo
O Ensino de Ciências e Matemática que se observa na realidade de nossas escolas de ensino médio e fundamental ainda está longe daquilo que os estudiosos em educação idealizaram. Diversas são as pesquisas que, fundamentadas nas vertentes de formação inicial e continuada dos professores, visam uma melhoria na qualidade do ensino de ciências no Brasil. No entanto, consideradas as demandas atuais, achamos que o quadro mais grave não se encontra na formação inicial, e sim, na formação continuada, sobretudo porque é a etapa em que se vislumbra uma renovação permanente do ensino de ciências. Situado nesse contexto, entendemos o Mestrado Profissional como um importante meio de levar a pesquisa em ensino de ciências para a sala de aula, que, como se sabe, é a meta na grande área de ensino de ciências. Com este trabalho objetivamos fazer uma reflexão em torno dos processos seletivos desses mestrados. De que maneira os programas de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática estariam selecionando os seus postulantes? Quais os critérios considerados relevantes? Esses critérios são realmente democráticos? Na busca pelas repostas, utilizamos como meio de coleta de dados as informações que os referidos cursos disponibilizaram na rede mundial de computadores, a Internet. A partir dessas informações verificamos que a maioria dos mestrados profissionalizantes em ensino de ciências estabelece como critérios de seleção: (1) Documentos que comprovem a docência na Educação Básica ou nas licenciaturas ou em áreas afins; (2) Currículo; (3) Prova Escrita; (4) Projeto ou intenção de Pesquisa; (5) Entrevista; (6) Proficiência e (7) Memorial. Além de questionar algumas dessas etapas, apresentamos uma sugestão para seleção de um Mestrado Profissionalizante em ensino de ciências que seja menos excludente e mais próxima de uma seleção mérito-democrática.Downloads
Como Citar
Freire, M. L. F., & Germano, M. G. (2011). Mestrados profissionalizantes em ensino de ciências: algumas considerações sobre o processo seletivo. Scientia Plena, 5(4). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/628
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.