Análise fitoquímica e atividades antimicrobiana e antioxidante de folhas de Celosia argentea
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2021.094202Palavras-chave:
antimicrobiano, antioxidante, bioatividadeResumo
Este estudo realizou a triagem fitoquímica e bioatividade das folhas Celosia argentea. O perfil fitoquímico dos extratos hexano (Hex), acetato de etila (AcOEt) e metanólico (MeOH) das folhas de C. argentea foi avaliado por cromatografia em camada delgada e espectrofotometria. Para o teste de suscetibilidade, foi realizada a técnica de disco-difusão; a Concentração Inibitória Mínima (CIM) foi avaliada por microdiluição, e a Concentração Microbiana Mínima (CMM) foi determinada nos extratos que apresentaram CIM. A atividade antioxidante foi caracterizada através da verificação da capacidade de sequestro do 2,2-difenil-1-picril-hidrazil (DPPH), da determinação do poder redutor e da capacidade antioxidante total (TAC). Os resultados mostraram maior teor de compostos fenólicos (252,02 ± 0,02 mg GAE/g) no extrato AcOEt, e de taninos (103,72 ± 0,004 mg EAT/g) no MeOH, o qual foi eficaz contra Micrococcus luteus (inibição de 24,7 ± 0,6 mm). A MIC e a CMM do AcOEt para a cepa mencionada foram 0,06 e 0,25 mg/mL, respectivamente. O extrato de MeOH eliminou 70,4 ± 0,03% do radical DPPH, enquanto o AcOEt apresentou maior poder redutor (289,23 ± 0,05 mg AA/g) e o TAC na concentração de 250 µg/mL (89,6%). Este estudo revelou que as folhas de C. argentea possui fitoquímicos com potencial bactericida e fungicida, além de elevado poder antioxidante.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Genésio José da Silva Neto, Eronildo Joaquim de Santana, Amanda Reges de Sena, Bruno Anderson de Morais, Maria Isabela Ferreira de Araújo , Paula Perazzo de Souza Barbosa, Marcelo Rodrigues Figueira de Mello, Tonny Cley Campos Leite, Elizabeth Ferreira de Oliveira Borba
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.