Estresse em profissionais da saúde de Hospitais e Unidades de Pronto Atendimento da rede pública de Saúde de Sergipe em tempo de pandemia de COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2021.077501Palavras-chave:
Profissionais de saúde, estresse ocupacional, COVID-19Resumo
O objetivo de trabalho foi avaliar o estresse dos profissionais de saúde (PS) e sua correlação com a percepção dos mesmos quanto aos fatores estressores no ambiente de trabalho - hospitais e unidades de pronto atendimento do sistema público de saúde de Sergipe, Brasil, durante a pandemia de COVID-19. Trata-se de um estudo transversal realizado por amostragem não probabilística com 58 PS, os quais responderam, com o auxílio de questionários próprios e também validados (Escala de Estresse no Trabalho), questões sociodemográficas, de estresse no trabalho e específicas sobre o COVID-19. Utilizando o modelo demanda-controle-suporte de avaliação de estresse, o trabalho foi classificado em passivo, ativo, baixo desgaste e alto desgaste, conforme a demanda do trabalho e o alcance da liberdade de decisão. As correlações entre cada questionário foram realizadas pelo coeficiente de correlação de Pearson através do software SPSS, e a estatística descritiva através do Excel. A maioria dos participantes estava sob alta demanda psicológica (93,10%) e se viram com alto controle (89,66%). Alguns fatores afetaram a percepção dos PS sobre o suporte/apoio social no trabalho, a saber, o conhecimento da equipe sobre o COVID-19, a disponibilidade de equipamentos de proteção individual e seu conforto físico durante o uso. Os PS estavam envolvidos em trabalho ativo e, embora não estejam no pior cenário de estresse psicológico, ainda estão sob grande desgaste psicológico, fato que reforça a necessidade de adoção de medidas eficazes para reduzi-lo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Aimée Obolari Durço, Diego Santos Souza, Isabella Barros Almeida, Lucas Sousa Sombrio, Márcio Roberto Viana Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.