Perfil da meningite na população pediátrica no estado de Minas Gerais, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2021.097501Palavras-chave:
vigilância em saúde, Epidemiologia, promoção da saúdeResumo
A meningite é uma doença que decorre da inflamação das meninges e do espaço subaracnóideo, podendo ser causada por bactérias, vírus e outros agentes etiológicos. O objetivo deste estudo foi quantificar e caracterizar os casos de meningite no estado de Minas Gerais (MG). Trata-se de um estudo epidemiológico da meningite pediátrica (0 a 14 anos) notificada ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) no período de 2010 a 2019. Foram registrados casos no período de estudo, a incidência média de casos foi de 10,32 casos a cada 100 mil habitantes e uma letalidade de 7,86%. Por meio da análise, observou-se que entre 2010 e 2019, houve uma queda de 36% para o número de casos e de 55% para o número de óbitos causados pela meningite, além da redução da incidência (-16%) e da letalidade (-40%). Também se constatou maior letalidade em crianças menores de 1 ano, e predomínio de casos em zonas urbanas e em cidades maiores de MG. As principais etiologias da meningite identificadas no estudo foram a viral (37%), não especificada (27%) e bacteriana (16%), respectivamente. Após uma comparação dos dados encontrados com outras informações da literatura científica, concluiu-se que a meningite ainda é um problema evidente em MG e que a grande porcentagem da não-especificação das etiologias da doença limita estudos epidemiológicos e reflete em problemas diagnósticos e dificuldades na promoção da saúde.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Leonardo Patrick Figueredo, Carolina Macedo Vilela Barreto, William Nicoleti Turazza da Silva, Luiza Ferreira Barros, Gabryella Londina Ribeiro Lima, Ronan Marques Teixeira, Stefan Vilges de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.