Análise morfométrica e geomorfologia da bacia hidrográfica do rio Turvo - GO, através de técnicas de sensoriamento remoto e geoprocessamento

S. B. Castro, T. M. Carvalho

Resumo


Este estudo apresenta alguns índices de análise morfométrica da bacia hidrográfica do rio Turvo no centro-sul goiano. A bacia possui uma área de aproximadamente 3342 Km² abrangendo dez municípios de Goiás. Para esta análise foram criados os mapas da drenagem e de geomorfologia, levando em conta que a geomorfologia é um dos aspectos mais importantes deste estudo, pois permite compreender a disposição da drenagem e tem aplicação direta para uso e planejamento territorial. Foram usados os programas de geoprocessamento e sensoriamento remoto, ENVI 4.3. e ARCGIS 9.2, os quais permitiu uma análise com maior precisão em diferentes escalas. Os índices morfométricos utilizados foram Análise linear da bacia hidrográfica, Relação de bifurcação, Índice de bifurcação, Densidade hidrográfica, Densidade de drenagem, Amplitude altimétrica da bacia, Relação de Relevo, Índice de Rugosidade. 

Palavras-chave


análise morfométrica, bacia hidrográfica do rio Turvo, geomorfologia, geoprocessamento

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Scientia Plena

Licença Creative Commons
Todo conteúdo deste periódico, salvo quando explicitado de forma diferente, está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.