Efeito da intensidade de luz no desenvolvimento vascular e na qualidade de mudas de Paricá
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2021.121202Palavras-chave:
Schizolobium parahyba, xilema, sombraResumo
A luz é um fator ambiental essencial no crescimento de plantas. Por isso, este estudo objetiva analisar a influência da intensidade luminosa no desenvolvimento vascular e na qualidade de mudas de paricá (Schizolobium parahyba var. amazonicum Huber ex Ducke). As mudas foram alocadas sob pleno sol, baixa, média e alta intensidade de sombreamento (0%, 25%, 50% e 75% de sombreamento, respectivamente). Foram medidos o diâmetro, a altura, o índice SPAD, a produção de biomassa e o desenvolvimento vascular do caule (xilema, câmbio e floema). Calculou-se ainda o índice de qualidade de Dickson (IQD). Os maiores valores de produção de biomassa, desenvolvimento vascular e IQD foram encontrados nas mudas cultivadas sob baixa intensidade de sombreamento. Concluiu-se que a intensidade de luz influencia os parâmetros de crescimento em paricá, e que o desenvolvimento vascular do caule e os atributos morfológicos apresentam correlação direta, explicando o crescimento radial e o aumento da qualidade das mudas, que foi otimizado nas mudas cultivadas sob baixa intensidade de sombra. Portanto, a melhor qualidade de mudas e produção xilemática pode ser alcançada por mudas de paricá quando cultivadas sob baixa intensidade de sombreamento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Monyck Jeane dos Santos Lopes, Moacyr Bernardino Dias-Filho, Eniel David Cruz, Ely Simone Cajueiro Gurgel
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.