Relação entre a integridade da mata ciliar e a distribuição de renda na Bacia Hidrográfica do Rio Una
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2021.075301Palavras-chave:
desmatamento, geoprocessamento, indicador socioeconômicoResumo
Matas ciliares exercem funções ambientais fundamentais para o equilíbrio ecossistêmico, contudo, essas áreas são frequentemente submetidas à intensas perturbações em virtude de atividades antropogênicas. Dessa forma, o presente estudo avaliou a relação da integridade da mata ciliar da Bacia Hidrográfica do Rio Una em função da distribuição de renda da região, utilizando dados do Índice de Desenvolvimento Humano e o mapeamento da cobertura e uso da terra. Os resultados demonstraram que 23,3% da área total das áreas de preservação permanente mapeadas é composta por atividades referentes à agropecuária. Também foi verificado que as áreas com os menores valores de integridade de mata ciliar ocorrem em áreas com renda baixa e média. O estudo traz à luz a necessidade de formulação de políticas públicas que auxiliem na tomada de decisão e que sejam capazes de reverter a desigualdade de renda na região, permitindo um maior desenvolvimento econômico que não esteja vinculado à degradação do meio ambiente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Jomil Costa Abreu Sales, Darllan Collins da Cunha e Silva, Vanessa Cezar Simonetti, Liliane Moreira Nery, Roberto Wagner Lourenço
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.