Anatomia foliar e radicular comparativa de sete espécies de Catasetum Rich. ex Kunth (Orchidaceae: Catasetinae)
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2021.121201Palavras-chave:
Estudos anatômicos, Epifitas, orquídeaResumo
O gênero Catasetum é um grupo complexo e pouco se conhece sobre a composição anatômica de suas folhas e raízes. O presente estudo objetivou descrever e comparar anatomicamente a estrutura foliar e radicular de sete espécies e contribuir com o conhecimento anatômico e taxonômico das espécies incluídas na subtribo Catasetinae. As amostras foram fixadas em FAA70 e preservadas em etanol 70%. As secções foram realizadas a mão livre, clarificadas em hipoclorito de sódio 50% e, posteriormente, coradas com fucsina básica e azul de Astra 0,05%. As lâminas foram montadas com gelatina glicerinada e lutadas com esmalte incolor. Os espécimes estudados são estruturalmente semelhantes entre si, com folhas de epiderme uniestratificada, cutícula delgada e lisa em ambas as faces, colênquima angular, esclerênquima circundando o feixe vascular da nervura principal e mesofilo homogêneo e raízes com epivelame distinguível, velame multiestratificado com espessamento secundário, exoderme uniestratificada com presença de tilossomos, córtex parenquimático multiestratificado, endoderme e periciclo uniestratificado e cilindro vascular poliarco, estando esses dados de acordo com a literatura para o gênero. O registro de folhas anfiestomaticas são aqui descritas pela primeira vez para a anatomia das Catasetum. Contudo, não foram encontrados marcadores anatômicos úteis para diferenciar as espécies estudas ou que contribuíssem para fins taxonômicos ou com a sistemática deste gênero.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Miguel Sena Oliveira, Alessandro Wagner Coelho Ferreira, Hermeson Cassiano Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.