Perfil químico e térmico do óleo essencial de Plectranthus amboinicus visando sua aplicação como bioherbicida
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2021.731102Palavras-chave:
óleo essencial, bioherbicida, termogravimetria derivadaResumo
Plectranthus amboinicus é uma espécie herbácea aromática com ampla aplicação na medicina popular devido a suas variadas propriedades biológicas. Quimicamente seu óleo essencial (OE) é caracterizado por dois quimiotipos, timol e carvacrol, que podem variar dependendo de diferentes fatores incluindo sazonalidade. Apesar de ser uma espécie amplamente explorada, os estudos do potencial bioherbicida desta espécie são insuficientes. Nesse contexto, OE das folhas de P. amboinicus, extraídos em dois períodos sazonais distintos, foram caracterizados quanto ao perfil químico (por cromatografia gasosa e espectrometria de massa - CG-EM), térmico (DTG) e submetido a testes bioherbicida (teste de germinação e desenvolvimento inicial de mudas) contra Eragrostis plana, vulgarmente conhecido como capim annoni, invasor de pastagens na região dos Pampas. O OE de P. amboinicus foi um potente inibidor da germinação de E. plana, reduzindo a germinação acumulada em mais de 70% quando exposto a 0,1% de OE, e uma inibição completa da germinação foi observada quando exposto a 0,5%. Seguindo os efeitos observados na germinação, o crescimento inicial de E. plana foi significativamente afetado por concentrações acima de 0,05%. O principal constituinte identificado por CG-EM foi o carvacrol, representando 87,5% da composição volátil das folhas de P. amboinicus. Além disso, o OE de P. amboinicus apresentou alta estabilidade térmica até 100 °C, o que é um resultado muito interessante quando se visa seu uso como bioproduto.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Joseila Maldaner, Marilene Nunes Oliveira, Darlisson de Alexandria Santos, Paulo de Tarso Garcia, Simone Yasue Simote Silva, Sebastião da Cruz Silva, Layane Evellin Pinto Lima, Fernanda dos Santos Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.