Estado de conservação e qualidade da água em uma bacia hidrográfica periurbana na Amazônia Central
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2021.091701Palavras-chave:
Recursos hídricos, uso da terra, florestaResumo
As bacias florestadas geralmente estão associadas à melhor qualidade da água, em comparação com usos antropogênicos. Contudo, a multiplicidade de variáveis e interações torna essa relação bastante complexa, sobretudo na Amazônia, onde os sistemas hídricos são interinfluenciáveis. Este trabalho objetivou classificar o uso e cobertura da terra e o estado de conservação da Bacia Hidrográfica do Tarumã-Açu, na Amazônia Central, bem como analisar sua correlação com os parâmetros físico-químicos (temperatura, pH, condutividade elétrica, oxigênio dissolvido, sólidos totais dissolvidos e turbidez) de qualidade da água em pontos preservados e alterados. Os valores foram comparados com a Resolução CONAMA 357/2005 e com fatores ambientais (cota e pluviosidade). Os resultados mostraram uma bacia bastante fragmentada e em estado regular de degradação, apesar de sua cobertura predominantemente florestal. Constatou-se, ainda, em média, boa qualidade da água, compatível com os parâmetros normativos para a Classe 2, embora para as zonas de influência antrópica, a diminuição da cota e da capacidade de autodepuração reduz a qualidade. Não houve relação de linearidade entre os parâmetros avaliados e o estado de conservação da bacia, sugerindo a existência de mais fatores de ruptura dessa relação. Assim, é necessário e desafiador para os gestores conhecer, de forma holística, a dinâmica eco-hidrológica da bacia e integrá-la às políticas e planos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Jamerson Souza da Costa, Liange de Sousa Rodrigues, Aline Gabriela Castro da Silva, Thatierlen da Costa Reis, Maria da Glória Gonçalves de Melo, Maria Astrid Rocha Liberato
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.