Caracterização físico-química e modelagem das isotermas de sorção de água em amostras de cana-de-açúcar (Saccharum officinarum L.)
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2021.101501Palavras-chave:
liofilização, cana-de-açúcar, isoterma de sorçãoResumo
O caldo de cana é uma bebida refrescante, energética e altamente nutritiva. Devido à sua composição, o caldo de cana fresco está sujeito à deterioração microbiana. Portanto, a aplicação de métodos que ampliem sua vida útil pode ser útil para a obtenção de um produto com propriedades desejáveis. O objetivo deste estudo foi realizar a caracterização físico-química de amostras de cana-de-açúcar liofilizadas e avaliar a capacidade de seis diferentes modelos matemáticos para descrever isotermas de sorção de água em três temperaturas. Maior teor de minerais e compostos fenólicos foram encontrados na amostra de cana-de-açúcar liofilizada em comparação com a amostra de cana in natura. Vários índices estatísticos foram adotados para avaliar o desempenho dos modelos matemáticos usados para os estudos de isotermas. O modelo de Henderson forneceu o melhor ajuste para as isotermas experimentais tipo III observadas. O calor isostérico líquido de sorção foi negativo, indicando a ocorrência de reações exotérmicas durante a absorção de água nas amostras de cana-de-açúcar. Foi obtida uma equação empírica para o cálculo da energia necessária para a secagem de amostras de cana-de-açúcar por liofilização entre dois teores de umidade dados. Os resultados descritos neste trabalho podem ser usados para projetar e otimizar processos de secagem de amostras de cana-de-açúcar em aplicações do mundo real.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Angélica Kaufmann, Ana Cherobin, Alexandre Paulino, Andréia Dal Castel, Alessandro Galvão, Weber Robazza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.