Estudo do Potencial Bioativo de látex amapá Parahancornia amapa (Huber) Ducke (Apocinaceae) coletado na Amazônia Brasileira
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2021.061501Palavras-chave:
capacidade antioxidante, compostos bioativos, exsudatoResumo
Parahancornia amapa é uma árvore amazônica que produz um exsudato branco comestível amplamente utilizado na medicina popular e na alimentação. Estudos constataram a presença de carboidratos e compostos bioativos em sua composição. A população ribeirinha da Amazônia relata o uso desse exsudato contra doenças respiratórias e inflamações. Esta breve comunicação teve como objetivo mostrar o potencial bioativo do látex amapá amargo. Foram estudadas amostras obtidas de quatro cidades diferentes sendo realizadas análises microbiológicas, físico-químicos, minerais e os compostos bioativos (Fenólico Total e atividade antioxidante pelos métodos ORAC e FRAP). Os resultados mostraram relevante composição físico-química e mineral (valores de Ca, Mg e Zn sugeridos pela RDA). Além disso, encontramos uma boa atividade antioxidante em todo o látex. A amostra da cidade de Cametá-PA apresentou maiores valores para fenólicos Totais, e atividade antioxidante ORAC e FRAP, respectivamente. Este estudo é importante devido à interessante composição da Parahancornia amapa que possui potencial para ser aplicada em rotas tecnológicas na área de alimentos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Antônio Carlos Viana Novaes, Maricely Janette Uria Toro, Johnatt Allan Rocha de Oliveira, Débora Kono Taketa Mereira, Sabrina Baleixo da silva, Alessandra Santos Lopes, Luiza Helena da Silva Martins
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.