Estrutura e relação composição florística-ambiente em uma Floresta Estacional Semidecidual, MG
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2021.092401Palavras-chave:
Diversidade florística, fitossociologia, Reserva da BiosferaResumo
O objetivo desse estudo foi avaliar a estrutura e a diversidade florística em um fragmento de Floresta Estacional Semidecidual, no Parque Nacional das Sempre-vivas, Minas Gerais, com o propósito de identificar se a composição das espécies está relacionada com as variáveis ambientais e espaciais. Foram alocadas 30 parcelas de 400 m2 (20 × 20 m), distribuídas de forma sistemática. Em cada parcela foram identificados e mensurados os indivíduos vivos com diâmetro à altura do peito (DAP) ≥ 5,0 cm. Foram também coletadas amostras de solo (profundidade de 0–20 cm), para posteriores análises químicas e físicas. Foram calculados os parâmetros fitossociológicos clássicos, índice de diversidade de Shannon (H’) e equabilidade de Pielou (J’), distribuição diamétrica e análises multivariadas de redundância (RDA). As análises edáficas mostraram que essa comunidade possui solo de textura argilosa e baixa disponibilidade de macronutrientes. Já as variáveis ambientais (cota média, cálcio, manganês, cobre, fósforo e areia) tiveram correlação significativa com a distribuição das espéceis (p < 0,05), o componente ambiental e espacial explicaram 15% da distribuição das espécies. A proporção não explicada indica de que outras variáveis não mensuradas nesse estudo prevalecem na estruturação dessa comunidade. Foram encontrados 2187 indivíduos, 51 famílias botânicas, divididos em: grupo I com 1017 indivíduos e 128 espécies, grupo II 794 indivíduos e 132 espécies e grupo III 376 indivíduos e 97 espécies. As espécies Licania hoehne e Ocotea corymbosa possuem os maiores valores de importância. A distribuição diamétrica mostra que a maioria dos indivíduos se concentram nas primeiras classes diamétricas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Leovandes Soares Silva, Cassiano Cardoso Costa Soares, Paula Alves Oliveira, Carlos Victor Mendonça Filho, Rejane Tavares Botrel, Evandro Luiz Mendonça Machado
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.