Síntese, caracterização e atividade fotocatalítica de um compósito à base TiO2 e carbono ativo preparado a partir do caroço de manga
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2021.077201Palavras-chave:
caroço de manga, TiO2/carbono ativado, atividade fotocatalíticaResumo
Neste estudo são apresentados os resultados referentes ao desenvolvimento de materiais alternativos à base de dióxido de titânio (TiO2) e resíduos agroindustriais para tratamento de efluentes contaminados com corantes. A atividade fotocatalítica do composto formado pela associação do carvão ativado, obtido de resíduo do caroço de manga, com dióxido de titânio modificado foi avaliada pela degradação do corante cristal violeta. A partir da análise dos difratogramas de raios X, observou-se que a modificação introduzida no TiO2, assim como a formação do compósito com o carvão ativado, levara a picos mais largos e com menor intensidade, sugerindo a formação de pequenas partículas. O compósito apresentou o melhor desempenho fotocatalítico, atribuído à área específica significativamente grande deste material quando comparado ao TiO2 puro, atingindo 99% de degradação da matéria orgânica após 60 minutos de reação. Este é, portanto, um material promissor para fotocatálise ambiental.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Luana Tássia do Santos Ramos, Lidiaine Maria Santos, Antonio Eduardo da Hora Machado, Marluce Oliveira da Guarda Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.