Otimização da produção de β-galactosidase associada ao crescimento por Lactobacillus reuteri B14-171 probiótica: delineamento experimental, aumento de volume do meio de cultivo e modelagem de crescimento celular
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2021.040203Palavras-chave:
Lactobacillus reuteri, β-galactosidase, otimizaçãoResumo
Este estudo reporta a otimização dos parâmetros do meio de cultura em cultivo submerso para produzir β-galactosidase por Lactobacillus reuteri. Quatro parâmetros do meio de cultivo foram otimizados (pH, lactose, caseína e levedo de cerveja inativo) e o efeito de diferentes volumes do meio otimizado foi avaliado para a produção de β-galactosidase. Aplicou-se diferentes modelos cinéticos para prever a produção enzimática como função da biomassa e do substrato. Esta é a primeira vez que o efeito do aumento do volume do meio de cultura e a modelagem são estudados na produção de β-galactosidase por L. reuteri. Adicionalmente, calculou-se diferentes parâmetros do bioprocesso baseados nos dados experimentais para verificar a viabilidade da produção. A atividade enzimática no meio otimizado (12,75 g L-1 de lactose; 1,88 g L-1 de caseína; 1,65 g L-1 de levedo de cerveja inativo e pH 5,61) foi aumentada em 4,74 vezes. Três volumes de meio de cultivo (200, 800 e 3200 mL) foram avaliados, e não foi observada diferença significativa entre os valores de produtividade máxima e total (Pm e Pp), bem como no fator de conversão de biomassa em produto (YP/X). O modelo Logístico resultou em bom ajuste aos dados experimentais em todos os volumes e o modelo de Luedeking-Piret modificado permitiu uma previsão satisfatória da atividade enzimática. O meio de cultura otimizado provou ser uma alternativa promissora para produzir β-galactosidase por L. reuteri, a qual é associada ao crescimento da bactéria lática, sendo que sua produção não foi afetada pelo aumento de volume do meio.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Tatiane Aparecida Gomes, Éliton Fontana, Acácio Antonio Ferreira Zielinski, Alessandro Nogueira, Michele Rigon Spier
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.