Fósseis da macroflora do Crato, Bacia do Araripe (Eocretáceo) depositados na coleção científica do Laboratório de Ecologia e Geociências (UFBA), em Vitória da Conquista (BA)
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2021.035301Palavras-chave:
paleoflora eocretácea, Taxonomia, Coleção Depositária UFBAResumo
O propósito deste trabalho foi o reconhecimento taxonômico dos fitofósseis oriundos do Membro Crato, Formação Santana da Bacia do Araripe armazenados no Laboratório de Ecologia e Geociências da UFBA, no Campus Anísio Teixeira. Os espécimes estudados totalizaram cinquenta e dois. A princípio foi feito um levantamento dos táxons de plantas fossilizadas já descritos para o Membro citado. Na sequência, o material foi fotografado e deu-se início a identificação, intentando alcançar o táxon de menor nível da classificação possível. Nesta etapa foram analisadas as morfologias dos órgãos preservados e comparadas àquelas das espécies paleobotânicas descritas em trabalhos prévios. Realizada a identificação dos espécimes estudados com suas respectivas espécies, foi feita uma descrição minuciosa de cada espécime. Apenas gimnospermas e angiospermas foram identificadas, sendo o primeiro grupo o mais representativo, especialmente pelas coníferas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Nilma Silva, Mário André Trindade Dantas, Ana Carolina Rodrigues
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.