Sexo e Sexualidade: O que adolescentes do Ensino Fundamental têm a dizer?
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2021.022701Palavras-chave:
identidade sexual, representação social, análise de correspondênciaResumo
A sexualidade na adolescência foi abordada durante muito tempo apenas sob o aspecto biológico e reprodutivo. Na atualidade, porém, não podemos ignorar a expressão dos diferentes gêneros na formação da identidade e no comportamento individual. O objetivo desse estudo é identificar ideias e valores, explícitos e implícitos, de estudantes adolescentes sobre identidade e iniciação sexual a partir do uso do gênero binário como categoria analítica. Os dados foram obtidos a partir de um questionário semiestruturado aplicado a 110 estudantes do Ensino Fundamental II de escolas públicas da cidade de Itabaiana, SE. O questionário contém tópicos relativos à sociodemografia e utiliza a técnica de associação livre de palavras. As representações sociais dos participantes enfatizaram um perfil diferenciado entre meninos e meninas, sendo sexo, virgindade, masturbação e gravidez os temas que apresentam diferença significativa entre gêneros (p < 0,01). A análise de correspondência revelou diferentes padrões de associação sobre os temas relativos à sexualidade e corroboram a ideia que as desigualdades dos discursos entre gêneros são decorrentes de identidade e comportamento sexuais distintos, impostos pela cultura. Nossos dados ainda fornecem informações relevantes sobre sexualidade e gênero em espaços escolares e contribuem como linha de base para o entendimento das representações sociais da sexualidade de adolescentes do Nordeste do Brasil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Juliano Silva Lima, Myrna Friederichs Landim
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.