Capacidade de Eichhornia azurea (Swartz) Kunth de depurar água contaminada por coliformes termotolerantes
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2021.106201Palavras-chave:
aguapé, contaminação hídrica, fitodepuraçãoResumo
A fim de colaborar com o desenvolvimento sustentável, dentro da proposta de utilizar sistemas biológicos para tratamentos hídricos de baixo custo, propondo uma alternativa natural e limpa, a biorremediação, em especial a técnica de fitorremediação com macrófitas aquáticas, é uma estratégia que vem se destacando. O objetivo deste trabalho foi verificar a capacidade do aguapé Eichhornia azurea (Swartz) Kunth de depurar água contaminada por coliformes termotolerantes. O trabalho de pesquisa foi desenvolvido no Laboratório de Microbiologia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus X, Teixeira de Freitas-BA. Inicialmente, foi realizada uma coleta da espécie no rio Itanhém. Após o período adaptativo, espécimes da planta foram distribuídos em quatro diferentes tanques, cada um contendo características distintas de nível de contaminação por coliformes. Foram realizadas coletas da água de cada tanque para análise microbiológica, semanalmente. Os dados obtidos foram estruturados em tabelas e gráficos. O método utilizado para testar a hipótese de diferença considerável entre os tanques de tratamento e o tempo de perda de contaminação da água foi Análise de Variância utilizando o teste t de Student. Foi possível constatar a redução das populações de coliformes presentes nos tanques experimentais, onde o decaimento médio de coliformes foi de 3,34895 log NMP/100 mL. Além disso, foi realizada a análise do ganho de peso dos espécimes da planta, que chegaram a um ganho de até 64% do peso inicial. A espécie analisada apresentou potencial para uso em técnicas de fitorremediação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Taina Lyra da Silva, Jorge Luiz Fortuna
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.