Estudo da solução de solventes na desacidificação do óleo de farelo de arroz: extração líquido-líquido
Palavras-chave:
Extração líquido-líquido, Desacidificação, Óleo de farelo de arroz.Resumo
Devido ao grande potencial econômico, representado pela demanda crescente por óleo de arroz refinado de alta qualidade e da grande produção mundial de arroz, tornam-se necessários desenvolvimentos tecnológicos que superem as dificuldades e viabilizem os processos de obtenção do farelo e refino do óleo de arroz bruto. O óleo de farelo de arroz tem sido considerado como um óleo superior devido as suas características químicas, sendo equiparável aos óleos de soja, milho e algodão. A desacidificação de óleos vegetais por extração líquido-líquido tem-se mostrado como rota alternativa na obtenção de óleos vegetais com teores aceitáveis de ácidos graxos livres. A razão para a utilização deste novo processo está no fato de consumir menor quantidade de energia, pois é realizada a temperatura ambiente e pressão atmosférica. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo estudar a influencia de uma solução de solventes na desacidificação do óleo de farelo de arroz durante o processo de extração líquido-líquido. Os resultados obtidos no presente trabalho permitiram concluir que para a razão 10:1 solução de solventes/óleo durante extração líquido-líquido esta solução apresentou uma significativa e rápida desacidificação do óleo de farelo de arroz.Downloads
Como Citar
Navarro, F. M. S., Navarro, R. M. S., Bertevello, L. C., & Tambourgi, E. B. (2011). Estudo da solução de solventes na desacidificação do óleo de farelo de arroz: extração líquido-líquido. Scientia Plena, 3(1). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/598
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.