Extrato de cepa bacteriana isolada de caverna da Amazônia Oriental induz citotoxicidade seletiva sobre linhagem tumoral de melanoma murino
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2021.026201Palavras-chave:
câncer, ambientes extremos, Bacillus subtilisResumo
Câncer é uma das doenças que mais matam no mundo, relacionado ao crescimento desordenado de células defeituosas que produzem substâncias nocivas ao organismo. Um dos grandes desafios da ciência é encontrar compostos bioativos efetivos para o tratamento dessa doença e microrganismos de ambientes restritivos, como cavernas, apresentam-se como uma fonte promissora desses compostos. O objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos citotóxicos dos extratos obtidos das culturas de duas linhagens bacterianas isoladas da caverna Pedra da Cachoeira, Altamira-PA, localizada em fragmento florestal preservado da Amazônia Oriental. As bactérias foram identificadas por análise de sequenciamento de DNA codificante do RNA ribossomal. Para a escolha do período ideal de desenvolvimento microbiano, visando a produção de biocompostos, foi feito um estudo cinético de produção de metabolitos a partir de uma curva de crescimento. Foram produzidos extratos orgânicos após 30 horas (fase estacionária) e 40 horas (fase de declínio) de cultivo, obtendo-se quatro extratos por partição líquido - líquido do meio de cultivo e quatro extratos a partir das células bacterianas. Dos mesmos foram realizados ensaios de citotoxicidade in vitro em células tumorais B16F10 via método MTT. A partir das análises filogenéticas das sequências de DNA de ambas as linhagens, foi verificado agrupamento com a espécie Bacillus subtilis. Os extratos obtidos, foram submetidos aos ensaios citotóxicos e sua viabilidade celular foi avaliada a partir da medida de concentração inibitória mínima (CI50) e índice de seletividade (IS), tendo-se o extrato CV26AI30H com o valor de CI50 de 83,99 e IS maior que 4,70.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Ulisses Brigatto Albino
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.