Isolamento e identificação de leveduras durante a fermentação natural de cacau em uma região altamente produtora no norte do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2020.121502Palavras-chave:
Região Amazônica, chocolate, SaccharomycesResumo
As sementes de cacau da Amazônia brasileira são reconhecidas pelo alto valor no mercado internacional, além do aroma e sabor desejáveis. Nosso objetivo foi identificar culturas de leveduras em um processo de fermentação natural do cacau em uma das regiões amazônicas de grande importância no mercado de grãos de cacau. A fermentação natural foi realizada por sete dias de acordo com as metodologias do produtor e em intervalos de 24 horas foram coletadas amostras de sementes e realizadas análises físico-químicas e microbiológicas. Os teores de lipídios, proteínas, cinzas e umidade não tiveram diferença estatística (p ≥ 0,05) diferentemente da temperatura, pH e acidez total titulável (p ≤ 0.05). Identificamos três espécies na fermentação: Pichia kudriavzevii, Torulaspora delbrueckii e Saccharomyces cerevisiae, sendo a mais comum durante o processo. Podemos verificar a importância de se conhecer a microbiota ativa na fermentação do cacau para propor melhorias durante este processo de grande importância econômica para a Região Amazônica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Gilson Celso Albuquerque Chagas Junior, Julio Cézar Araújo do Espírito-Santo, Nelson Rosa Ferreira, Silvia Helena Marques-da-Silva, Guilherme Oliveira, Santelmo Vasconcelos, Silvana de Fátima Oliveira de Almeida, Letícia Ribeiro Carvalho Silva, Rubens Menezes Gobira, Hamilton Mendes de Figueiredo, Alessandra Santos Lopes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.